Curso-Fotografia

O CCA, junto com seu projeto do EDD fórmula atividades educacionais para crianças e adolescentes assim fazendo com que atenda as necessidades do enfoque de direitos da Criança e do Adolescente, sendo assim a entidade criou um projeto educacional de fotografia para todos que participam legalmente do CCA, esse projeto envolve capacitação, ensaio fotográfico e exposições.

Projeto, que ofereceu curso básico de fotografia para trinta crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, de três comunidades quilombolas: Domingos Ferreira – Tavares PB; Livramento- São José de princesa PB e Gia – Quixaba PE, sertão nordestino, desenvolveu atividades formativas sobre o Direito da criança e do adolescente. Foram selecionadas cinquenta e uma imagens que serão expostas neste sábado (27), na Praça Coronel José Pereira, em Princesa Isabel/PB. A exposição tem cronograma para circular em comunidades rurais locais e em espaços públicos e comunitários das cidades de Princesa Isabel/PB, São José de Princesa/PB, Tavares/PB e Quixaba/PE.

Durante o período do curso, as crianças levaram para casa uma câmera digital amadora, para que registrassem o cotidiano e o que se passava em suas comunidades. O resultado foi surpreendente. As fotografias revelam como as crianças e adolescentes de comunidades quilombolas descobrem sua infância na simplicidade das brincadeiras, na expressão de sua cultura, na convivência no campo em um cenário de cores quentes, na mistura étnica do afro, luso e tupi, e, por vezes, na disposição conflituosa do lugar.

O trabalho aponta para questões sobre como se encontra a garantia dos Direitos da criança e do adolescente em comunidades quilombolas desse recorte da região do Semiárido paraibano.

“Pretendemos despertar o olhar da sociedade civil e do poder público sobre os Direitos das crianças e adolescentes, retratados por eles mesmos, para que possamos assumir o compromisso e os cuidados com essa geração tão afetada pelos problemas sociais existentes, seja na saúde, na alimentação, no acesso à água, à habitação, ao lazer, a identidade, liberdade e qualidade de vida. Além de oferecer técnicas sensíveis da fotografia para, quem sabe, gerarmos profissionais comprometidos com o mundo.”, conta a coordenadora do Projeto, Ir. Francinalda Sousa Lima.

O trabalho terá continuidade em outras comunidades e municípios acompanhados pelo CCA. Dessa vez, as próprias crianças serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso.

Calendário de exposição: 27/02, Praça Coronel José Pereira, Princesa Isabel/PB; 29/02, Câmara de vereadores, Tavares/PB; 4/03, Escola José Nascimento da Silva, Comunidade Quilombola Domingos Ferreira, Tavares/PB; Câmara Municipal de Quixaba/PE; 12/03, Escola São Severino, Comunidade Quilombola Gia, Quixaba/PE; 14/03, Escola Joaquim Jovino de Lima, Comunidade Quilombola do Livramento, São José de Proncesa/PB; 18/03, Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel/PB.

Sobre o Centro de Capacitação Agrocomunitário – CCA

O Centro de Capacitação Agrocomunitário – CCA é coordenado pela Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas, está sediado em Princesa Isabel há 26 anos, atua em quatro municípios da região na luta pela garantia de Direitos das crianças e adolescentes camponesas e quilombolas. Tem como missão incentivar o Protagonismo infanto-juvenil dos meninos e meninas camponesas e quilombolas, proporcionando espaços lúdicos e formativos que auxiliem no desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades na convivência com o semiárido.

2 lazer

Acesso á Agua

Acesso a Transporte Escolar

Educação

Família

Lazer

Liberdade de Expressão

Anúncios